terça-feira, 27 de agosto de 2019

“Perfeição”

Fernando Veloso

“Perfeição”
(Solstício de Verão)

A palavra solstício do latim sol mais sistere significa o momento em que o sol durante o seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador.
No passado dia 21 de Junho teve lugar o solstício de Verão altura em que a Luz atingiu o seu esplendor máximo.
Ora, conforme ensina Platão além do mais em “A República”, assim como a Luz nos faz ver as coisas visíveis, a ideia do Bem é que nos traz clareza ao inteligível, por isso se deve contemplar o Bem como ideal inteligível, algo que só o Filósofo consegue segundo Platão.
Platão faz assim uma analogia entre o Sol e o Bem e através da figura de Sócrates diz:
“Pois é o Sol que eu chamo de filho do bem, que o bem engendrou à sua própria semelhança. Aquilo que o bem é, no campo da inteligência em relação ao pensamento e aos seus objetos, o Sol o é no campo do visível, em relação à vista e aos seus objetos.“
Para Platão a ideia de Bem está intimamente ligada à Justiça e à paixão pelo conhecimento e verdade, defendendo assim que a Polis deveria ser governada pelo Rei-Filósofo, que possui paixão pelo conhecimento e pela Verdade e é aquele que consegue contemplar o Bem e assim produzir Leis Justas.

Ora, a Perfeição reside assim no Bem, na Justiça, na busca do conhecimento e da verdade que nos trará a Luz.
Cabe-nos a nós buscar a Luz, a Perfeição, a prática do bem, de forma incessante e diária, usando para tal, além do mais, o estudo e o conhecimento que nos darão a sabedoria, tal como o Rei-Filósofo de Platão que assim produzia Leis Justas.
A contemplação do Bem, materializa-se num projecto de vida com bons princípios, valores, ética, na procura de fazer o mesmo Bem intimamente ligado a uma ideia de Justiça, ou seja, num projecto de vida que visa a Perfeição.
Estamos assim destinados a buscar diariamente o Bem, a Luz, a Perfeição plena, sabendo que ao fazê-lo estamos sempre em aperfeiçoamento, sempre com mais Luz, sempre a sermos mais Justos, sempre a sermos mais verdadeiros, sempre com mais conhecimento, embora com a noção que a Perfeição plena e absoluta nunca estará ao nosso alcance.

ELBF17

Caminho da Perfeição

Helena Canotilho

“Os contratempos e dificuldades, por grandes que sejam, não
devem afastar nossos Irmãos do Caminho da Perfeição”

A vida é cheia de encruzilhadas e percalços, às vezes problemas e obstáculos que nos dificultam o caminho, mas

Se os superamos com dignidade, somos honrados.
Se lutamos sobre eles, temos fé.
Se os ultrapassamos com disposição e alegria, somos felizes.
Se paramos junto a eles, somos subjugados.
Se os transpomos, podemos vencer.
Se somos derrubados, temos a oportunidade de nos superar.

A vida é o “se”, o talvez, é a possibilidade de se dispor às situações. Mas, viver é diferente, esta é a atitude perante a vida.
Ter atitude é viver!
Ser feliz é transpor e ajudar a transpor as dificuldades com alegria.
Não se ignoram as situações extremamente dolorosas, penosas ou cruéis. Nestas situações, pensamos que viver parece ser impossível, mas, se há vida, recupera-se o “se”, a possibilidade vem como esperança. Esta condição poderá mudar. Onde há vida há esperança.
Agradecemos ao G.A.D.U., por nos dar a bondade e a coragem; a força para escalar os muros das dificuldades de forma a não perdermos os nossos objetivos, a lutar pelos nossos Ideais, vencer, tal como hoje já falamos, o sol também foi vencedor!
Vencer é realização.
Vencer é felicidade.
Se todos vencermos continuaremos a caminhada, já iniciada, no caminho da perfeição.
ELBF02