terça-feira, 27 de agosto de 2019

“Perfeição”

Fernando Veloso

“Perfeição”
(Solstício de Verão)

A palavra solstício do latim sol mais sistere significa o momento em que o sol durante o seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador.
No passado dia 21 de Junho teve lugar o solstício de Verão altura em que a Luz atingiu o seu esplendor máximo.
Ora, conforme ensina Platão além do mais em “A República”, assim como a Luz nos faz ver as coisas visíveis, a ideia do Bem é que nos traz clareza ao inteligível, por isso se deve contemplar o Bem como ideal inteligível, algo que só o Filósofo consegue segundo Platão.
Platão faz assim uma analogia entre o Sol e o Bem e através da figura de Sócrates diz:
“Pois é o Sol que eu chamo de filho do bem, que o bem engendrou à sua própria semelhança. Aquilo que o bem é, no campo da inteligência em relação ao pensamento e aos seus objetos, o Sol o é no campo do visível, em relação à vista e aos seus objetos.“
Para Platão a ideia de Bem está intimamente ligada à Justiça e à paixão pelo conhecimento e verdade, defendendo assim que a Polis deveria ser governada pelo Rei-Filósofo, que possui paixão pelo conhecimento e pela Verdade e é aquele que consegue contemplar o Bem e assim produzir Leis Justas.

Ora, a Perfeição reside assim no Bem, na Justiça, na busca do conhecimento e da verdade que nos trará a Luz.
Cabe-nos a nós buscar a Luz, a Perfeição, a prática do bem, de forma incessante e diária, usando para tal, além do mais, o estudo e o conhecimento que nos darão a sabedoria, tal como o Rei-Filósofo de Platão que assim produzia Leis Justas.
A contemplação do Bem, materializa-se num projecto de vida com bons princípios, valores, ética, na procura de fazer o mesmo Bem intimamente ligado a uma ideia de Justiça, ou seja, num projecto de vida que visa a Perfeição.
Estamos assim destinados a buscar diariamente o Bem, a Luz, a Perfeição plena, sabendo que ao fazê-lo estamos sempre em aperfeiçoamento, sempre com mais Luz, sempre a sermos mais Justos, sempre a sermos mais verdadeiros, sempre com mais conhecimento, embora com a noção que a Perfeição plena e absoluta nunca estará ao nosso alcance.

ELBF17

Sem comentários:

Enviar um comentário