domingo, 3 de novembro de 2019

Victor Silva Barros
Amizade na Maçonaria
A amizade é uma virtude pura e desinteressada, é livre e espontânea; é um carinho cheio de generosidade, um laço indivisível muito estreito; é um sentimento muito fundo, firme e duradouro.
A amizade é um princípio básico na Maçonaria porque é união de vontades, é atracão de afinidades e eleva o espírito para uma meta comum. Afasta de plano a hipocrisia, não gravita nos depósitos de lixo da intriga, e é que a amizade é sempre fiel servidora e conselheira.
Para avalizar estas premissas vale destacar que a Amizade não aceita a mentira, a trapaça, a omissão, o furto da lealdade, o desvio de metais a traição e a deslealdade maçônico-administrativa. Ressalte-se isto porque nem as explicações mais esfarrapadas, nem as mentiras deslavadas e verdades falseadas poderão retornar a confiança depois de perdida.
Preserva sempre a amizade verdadeira que tenhas. É o maior bem que um homem honesto possa ter. Nenhum dinheiro, cargo ou outra coisa qualquer pode ser trocado por um amigo sincero. Sabes que, a amizade é hospitalidade e a hospitalidade é a cortesia do coração. A amizade não ignora os problemas do amigo, é dar calor quando o mundo se mostra frio e é ser forte quando o amigo estremece. Sabes que, a amizade é capaz de qualquer sacrifício, inclusive o de chegar ao heroísmo.
Sete letras dão forma à palavra AMIZADE, mas o assunto não é quantidade: é qualidade, é espírito. Procurar seu significado em um dicionário seria difícil, por não dizer impossível, e é que só aquele que a recebe em forma sincera e clara tem a capacidade para interpretá-la com o coração, com exatidão certeira.

A amizade desterra a inveja que gera o egoísmo rasteiro, afasta a mediocridade e a mentira.

Assim podemos dizer “se queres fazer juízo de um homem observa quem são seus amigos”.
ELBF05

Sem comentários:

Enviar um comentário