terça-feira, 8 de outubro de 2019

Sabedoria ou a busca da palavra perdida

Alberto d'Assumpção
Sabedoria ou a busca da palavra perdida


Sobrinho Simões disse numa conferência sobre educação que o erro dos dias de hoje era pretender eliminar o erro. Sem admitir falhas, a nossa demanda reduz se ao horizonte tangível. Sem erro, nosso pensamento limita se a citar, copiar, compilar conhecimentos adquiridos sem vírgulas, sem reticências e sem questionamento.
Ele dava como exemplo a actividade do cientista, o qual, sem experimentação, e sem pôr à prova conhecimentos adquiridos e aparentemente verdadeiros na essência, não poderia inventar. A experimentação só conduz à novidade e à criação se puser em causa conceitos existentes, admitindo o erro como etapa no caminho para a descoberta.
Simões dava como exemplo as milhares de explosões e acidentes com os motores que levaram aos carros e aviões com os níveis de segurança que temos hoje. Como músico, dou o exemplo da 5a sinfinia de Beethoven.
Nos seus cadernos, o Mestre garatujou dezenas de inícios possíveis, apagou, riscoi, até que ficou aquele início que todos sentimos ser a voz inexorável do destino e cremos não poder ter sido escrita de outra maneira!
O néofito, ante tal desafio, tem duas opções :
Desistir, refugiando se em conhecimento testado, publicado, aceite e politicamente correto.
Num espírito maçónico, usar todos os utensílios à sua disposição para a demanda do desconhecido pois atrás de cada conclusão esconde se nova etapa, debaixo de cada pedra encontra se uma pista, por cima de cada tronco vão se multiplicando as ramificações e, como diz o nosso irmão Schiller, na ode à alegria, no original, ode à liberdade-para lá do universo mora um pai que a todos ama. O Grande Arquitecto do Universo que espera que nos esforcemos, experimentemos, desesperemos, choremos mas nunca desistemos da sua demanda.
Creio que a sabedoria do mestre se revelará pelo conhecimento da sua ignorância e pelo reconhecimento que falhará tanto mais quanto maior for a sua demanda.
Assim será justo e perfeito?

ELBF04

Sem comentários:

Enviar um comentário