quinta-feira, 28 de março de 2019

“O caminho da Luz atinge-se através do estudo da ciência da Moral”


Alberto d'Assumpção
“O caminho da Luz atinge-se através do estudo da ciência da Moral”

Para o maçom a luz é sinónimo de sabedoria. E todo o percurso que o obreiro faz é no sentido de atingir a luz ou a sabedoria tornando-se um homem melhor.
Então o que é a ciência da moral? Será o conjunto de regras de bom senso para decidir o que está bem ou mal? Ou seja dos bons costumes!
Para o Maçon são os 12 landmarks. O juramento de Hipócrates é uma das regras que todos os médicos fazem para exercer a sua actividade. Mas, existem variados códigos deontológicos de acordo com a profissão de cada um, diria em abstracto que todos esses códigos terão em comum a prática da actividade pelo bem e para o bem da comunidade.
O estudo da ciência da moral está conotado com a ética. A Sólon (1) atribui-se a obra Ética na Política.
Mas, o que é a moral? (2) (…) “Guiamo-nos (3) pela intuição e por um código apreendido de regras de bom senso para decidir sobre questões de ética e de moral (…)
Quando foi clonada a primeira ovelha (Dolly), alguém disse que se tinha aberto a “caixa de pandora”, a ciência ultrapassou -se a si mesma. Entretanto foram-se clonando partes de tecido humano, depois alguns órgãos com fins medicinais e descobriu-se que um cientista conseguiu clonar pelo menos dois seres humanos.
O cientista que clonou dois seres humanos terá sido punido pelo colégio da Ordem dos Médicos responsável pela ética ou talvez Bio-Ética!
Para algumas comunidades, para alguns políticos,  a moral é unicamente o conjunto de regras que eles acreditam ser as de bom senso, e por isso quando foram eleitos a primeira coisa que fizeram foi fechar as fronteiras a quem fosse de países considerados uma ameaça para a nação. Com essa atitude moralista de criar um país grande, foi esquecido que a grande força motora da sabedoria daquele país são cidadãos doutorados e pós doutorados oriundos de vários pontos do globo.
Ora, o Dr. Michio Kaku (4) diz que a arma secreta dos Estados Unidos da América são precisamente estes catedráticos que entraram no país com visto especial por causa da sua sabedoria e que por isso criaram Sillicon Valley.
Com a construção de muros e barreiras por causa de uma moral conservadora e ultrapassada estes sábios poderão criar outras incubadoras do saber em vários outros países, dando o exemplo da Índia ou da China.
A moral conotada com as intuições próprias pode ser um travão ao desenvolvimento social e humano.
Na actualidade, será que faz sentido citar um livro sagrado para absolver um agressor de violência doméstica? Fará sentido desculpabilizar um agressor no caso de violação porque a vítima não mostrou resistência? Quando estudo de 2017 elaborado por investigadores suecos com a amostragem de 298 vítimas de violação concluiu que 70% dessas vítimas sofreu do fenómeno de paralisia involuntária durante o acto da violação.
Essa é a moral de quem tem poder de decisão!
E o futuro que aí se avizinha? Na era da robotização, da inteligência artificial?
Para o filósofo Alfredo Marcos (5), “os aspectos nos quais se busca o suposto melhoramento do ser humano abarcam, desde as capacidades físicas e intelectuais, até as emoções, a longevidade e a prolongação da juventude (BERTOLASO, 2010).”
Também é possível que em algumas de suas aplicações essas técnicas resultem perigosas, desnecessariamente arriscadas, contrárias à ética e à dignidade das pessoas, injustas desde o ponto de vista social e até simplesmente inúteis.” (…) A atitude de humildade intelectual e de falibilismo, assim como os princípios prudenciais, devem permanecer vigentes em todo momento.
Ou seja, a sabedoria não pode ficar amordaçada nas balizas das regras do que alguém define ser moral, mas, pelo contrário antes ambas Sabedoria e Moral devem co-existir, e evoluir no melhoramento da humanidade.
NOTAS:
1 Atenas (638-558 a.C.), foi considerado pelos gregos como um dos sete sábios da Grécia.Num texto atribuído a Higino, os sábios serão: Piataco de Mitilene, Periandro de Corinto,Tales de Mileto, Solon de Atenas, Quilon de Esparta, Cleóbulo de Lindos e Bias de Priene.
2 https://www.publico.pt/2014/07/20/ciencia/noticia/o-que-e-a-moral-1663393
3 Idem
4 Físico e teórico americano (24 de Janeiro de 1947 em S. José California)

5 Docente de Filosofia na Universidade de Valladolid- Espanha)
ELBF27

Sem comentários:

Enviar um comentário