terça-feira, 26 de junho de 2018

Sabedoria, força, beleza ... segredo, zelo, lealdade.

Lima de Freitas

Sabedoria, força, beleza ... segredo, zelo, lealdade.

O juramento que o neófito presta, não raro é objecto das explicações mais espúrias, estapafúrdias e muitas vezes maldosas, não só no mundo profano.
Alguns de nós crêem que terão acesso a segredos classificados, a conhecimento adquirido, sem esforço algum e só porque aderem á nossa ordem. Para muitos VITRIOL é uma figura de estilo que fica bem quando usada nas pranchas, servindo a sua citação para também abrir as portas de algum aumento de salário. O segredo que juramos respeitar é pessoal. Cada um necessita de recolhimento para conseguir chegar ao mais recôndito de si mesmo e aí enfrentar seu maior inimigo.
A sua determinação e capacidade, tendo sido facultada e incentivada por seus irmãos de loja junto com o seu ritual, é preciosa.
Deve defender com zelo os segredos e técnicas que lhe foram transmitidos. Trata se de valores maturados ao longo de séculos os quais foram sendo semeados, aperfeiçoados, analisados e objecto de reflexão à custa de enormes sacrifícios que por vezes custaram a vida a nossos antecessores. Um dever de gratidão, devoção e respeito exige que esses segredos que nos foram os revelados e os encontrados, sejam defendidos com zelo, tão extremo que pode implicar a morte. Valores tão sérios e tão profundos implicam a mais bela e a mais natural qualidade de um membro pertencente a tão Augusta Ordem, a lealdade. Aos valores, aos princípios, e a todos os que os professam.
Não confundir com pessoas. Essas estão de passagem, exercendo a função para que foram eleitos ou nomeados. Todos estamos ao serviço da Arte Real, buscando a palavra perdida. Aceder ao segredo da simbologia dos utensílios que iluminam sua busca, exercer com zelo essa demanda preservando com respeito e devoção o segredo desse caminho, sendo leal ao juramento prestado, faz de nós, creio eu, verdadeiros filhos da luz, abrindo nossa mente para qualquer grau de perfeição e qualquer função.

Brogueira,terra natal do general Humberto Delgado

ELBF08

Sem comentários:

Enviar um comentário