segunda-feira, 30 de abril de 2018

VIRTUDE E VERDADE



Plauto

“Quando presto algum serviço a um amigo ou lhe zelo os
interesses, não há motivo para que me louvem: pois creio que
apenas pratiquei um ato indigno de censura”.(Plauto)


No nosso dia-a-dia quando alguém solicita ajuda, o meu primeiro impulso é, e será sempre, procurar a melhor forma para dar o meu contributo a essa solicitação, pode estar, ou não, ao meu alcance satisfazer o pedido mas certamente irei efetuar o maior esforço para o conseguir.
A realização pessoal, a satisfação e a alegria interior que obtenho quando foi possível contribuir para ajudar alguém é o maior tributo que posso receber, não são necessários elogios ou promessas de retribuição, pois a bondade da ação deve estar ser sempre no Nosso coração .
O apoio que devemos estar sempre prontos a dar não entra na coluna do crédito do balancete comum dos nossos dias profanos, ele deve figurar no auto da nossa estima, no qual nunca constaram atos que atestam falta de ajuda ou de solidariedade para com o próximo, esses sim dignos de censura.
No final do dia quando passamos em retrospetiva o dia que termina, deveremos analisar, como respondemos hoje ás solicitações de ajuda que tivemos?
Será que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance?
Será que com pouco mais de esforço, num ou noutro caso, teria contribuído, para um melhor resultado?
Estamos satisfeitos connosco, ou acreditamos que ainda temos um caminho a percorrer para que essa alegria interior seja cada vez maior?
Certamente que estas questões levam-me a conhecer a mim mesmo, corrigir os meus defeitos e os meus erros e desenvolver a virtude e a verdade!

ELBF02

2 comentários:

  1. Muito bem. Mensagens e atitudes que devemos interiorizar para promovermos o comportamento humano e solidário.

    ResponderEliminar
  2. Tomamos a lição do poeta, pretendendo ser "mais que a besta sadia,cadáver adiado que procria"

    ResponderEliminar