Por vezes dou
comigo a pensar porque não disse determinada coisa a um aluno e disse a outro
sobre o mesmo aspecto ou o mesmo problema. Passados mais de trinta anos de
ensino, além da memória selectiva normal da idade, há decididamente uma seleção
natural a quem, como e que nível de saber se transmite, mesmo sem pensar nisso.
O acesso á
informação e ao conhecimento deve ser igual para todos. Depois há que zelar para
que os diferentes níveis de conhecimento mereçam da parte do neófito de acordo com o seu mérito
académico, nível de empenho mas, no meu caso, zelo para que seja digno como
homem ou mulher, dos mais altos níveis de saber. O edifício tem de ser erigido
sobre terreno fiável, alicerces consistentes e perenes, para que não possa
soçobrar sob as maiores tempestades. Antes de ser belo tem de ser forte nos
valores que o sustentam
A beleza da
obra final será tanto maior quanto os seus raios se alimentem de energia
poderosa. Sobre os ombros do intendente cai a responsabilidade da história dos
tempos o sofrimento de tantos e a morte do mestre dos mestres. A memória justa
exige o maior desvelo na procura do saber mas um ainda maior cuidado na sua
transmissão para que só os justos possam continuar a construção do templo.
ELBF04
Sem comentários:
Enviar um comentário