quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

SILÊNCIO

Gravura francesa do século XVIII

O Silêncio é a linguagem da alma, é a palavra não dita, é a sabedoria de todos os sábios.
A prática do Silencio conduz á sabedoria, permite que se escute que se pense e que se possa executar sem nada dizer.
O silêncio é enriquecedor, e quem sabe vai chegar o momento em que a comunicação por ele vai estar mais presente e tornar-se-á eficiente.
No mundo Maçónico, eu estou em Silêncio, faço Silêncio, comunico pelo Silêncio, aprendo em Silêncio.
“O Silencio Maçónico é tão importante quanto a execução da palavra”.
Esta frase resume bem o ensinamento maçônico do “permanecer calado”, não como uma imposição, mas sim como uma virtude a qual prepara para o uso da palavra.
O que não pode acontecer é confundir Silêncio com Sigilo ou Segredo. A todos os Maçons (independentes de Graus e Ritos) é obrigatório o Sigilo quanto ao conteúdo dos Rituais e a manutenção dos Segredos quanto ao Rito. O silêncio é uma virtude que se aprende na Maçonaria e que é usada não só nos trabalhos maçônicos, mas na vida profana. O Silêncio Maçônico é a discrição que conquista a confiança dos que nos rodeiam. Esta virtude remete-nos para silenciosamente corrigirmos nossos defeitos e usar a prudência e a tolerância em relação aos defeitos dos outros. Portanto, o propagado SILÊNCIO MAÇÔNICO nada mais é do que a profunda atenção que todos nós devemos ter antes de falar.
Quem não conhece frases que contém palavras que se tornam flechas imparáveis?
Palavras que após serem proferidas, ditas ou lançadas, não há como as interromper na sua trajetória e ao encontrarem o alvo, tornam o resultado proporcional à intenção com que foram disparadas.
Longe de estar tudo dito sobre o silêncio seja ele praticado no mundo profano ou maçônico, com uma certeza fiquei na execução deste trabalho, teremos de todos os dias de praticar o silencio para com mais certeza podermos usar a palavra, e para que essa palavra nunca se torne a arma da dor.
Esta foi o trabalho executado, e que na minha humilde opinião, e está perfeitamente adequando a qualquer condição da vida Maçónica e quiçá da vida profana.

Ao poder usar agora a voz, não elimina as virtudes que a prática do silêncio tem, principalmente quando este é a ante-camara do uso da palavra.
ELBF16

1 comentário:

  1. Nada faz realçar mais a autoridade do que o silêncio, esplendor dos fortes e refúgio dos fracos.
    Charles de Gaulle

    ResponderEliminar