quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Os Graus Inefáveis – A continuação da Lenda de Hiram

Veloso

Os Graus Inefáveis – A continuação da Lenda de Hiram

Todo o Mestre Maçon tem a obrigação de procurar o seu aperfeiçoamento.
Os Graus Inefáveis permitem ao M:.M:. percorrer o caminho em busca da perfeição, através do estudo e desenvolvimento da “Lenda de Hiram”.
Nos cinco primeiros Graus Inefáveis o M:.M:. aperfeiçoa, o estudo dos seus deveres morais e iniciáticos.
No primeiro desses graus, o Grau 4, o M:. M:. é admitido numa Loja de Perfeição, onde reiterará os seus juramentos de discrição e fidelidade, sendo elevado a Mestre Secreto.
O dever do silêncio é o primeiro e talvez o mais importante dever exigido a todos os maçons. Representa o seu compromisso em não revelar os segredos que lhe são transmitidos, mostrando-se, assim, um homem de confiança.
A fidelidade representa o seu compromisso em seguir/obedecer à lei verdadeira, original e única de todos os povos. Todo o homem deve seguir e respeitar a lei universal dos homens, de respeito pelos outros.
No Grau 5 o M:.M:. é elevado a Mestre Perfeito, tendo como deveres o trabalho e honestidade. Estas virtudes quotidianas devem ser seguidas pelo M:.M:. com maior rigor, praticando-as diariamente.
Viver e atuar honradamente deve ser o desejo fundamental de qualquer Mestre Perfeito.
A lealdade, zelo, benevolência e desinteresse são os deveres do grau seguinte, Grau 6, em que o M:.M:. é elevado a Secretário Íntimo.
Para construir a grande Sociedade da Paz no Mundo é necessário que todos pratiquem estes deveres. Só assim, as injustiças, os conflitos e ódios poderão ser combatidos.
A elevação do M:.M:. à condição de Preboste/Juiz ocorre no Grau 7, sendo seu dever a justiça. Neste grau, o M:.M:. estuda os cuidados que deve ter quando um dia julgar alguém. Só um homem imparcial, sem preconceitos e ideias preconcebidas é capaz de praticar a justiça. No final do estudo deste grau, o verdadeiro M:.M:. deve saber que “não deve julgar se não quer ser julgado, pois da mesma maneira que avalia os demais assim será avaliado”.
Finalmente, no último dos cinco primeiros Graus Inefáveis, o M:.M:. é elevado a Intendente dos Edifícios. Os deveres e ensinamentos deste grau são muito importantes para que M:.M:. avance no seu dever de aperfeiçoamento. Neste grau, deverá particularmente praticar a benevolência e caridade.
Em suma, conclui-se que não basta o trabalho e as solenidades diárias. É necessário procurar a sabedoria e ensinamentos que elas guardam. Só quando o M:.M:. for capaz de praticar diariamente sem qualquer dificuldade os ensinamentos que aprendeu até este grau é que poderá prosseguir o estudo dos mais altos graus filosóficos da curva do conhecimento da Luz e da Verdade.
No final destes primeiros 5 Graus Inefáveis o M:.M:. deverá conhecer para além dos seus deveres morais, pois os símbolos e cerimónias da Maçonaria têm vários significados.
O M:.M:. deve dormir pouco e estudar muito; falar pouco, ouvir e pensar muito; aprender que somos capazes de fazer e depois realizar com seriedade e vigor qualquer coisa que nos seja pedida pelo dever e o bem dos nossos semelhantes, do nosso país e da humanidade.
A Maçonaria procurar ensinar que não existe uma Verdade, mas sim várias, a moral, a política, a filosófica e até a religiosa. A Maçonaria é Paz, Amor Fraternal e Concórdia.


ELBF23

Sem comentários:

Enviar um comentário