segunda-feira, 12 de março de 2018

Albert Pike




Albert Pike
Conhecido por reestruturar o REAA
Nascimento 29 de Dezembro de 1809, Boston, EUA
Morte          2 de abril de 1891 (81 anos), Washington, EUA
Nacionalidade:Estados Unidos
Ocupação   Advogado, Maçom, Escritor
Magnum opus: Moral & Dogma
Escola/tradição    REAA
Vida
Pike nasceu em Boston, Massachusetts, filho de Ben e Sarah (Andrews) Pike e descendentes de John Pike, o fundador de Woodbridge (Nova Jérsei). Passou sua infância em Byfield e Newburyport, duas pequenas cidades de Massachusetts. Frequentou a escola em Newburyport e Framingham, até 15 de Agosto de 1825, quando ele passou nos exames de admissão da Universidade de Harvard, porem ele escolheu não frequentar a faculdade, optando por um programa de auto educação e tornando-se, posteriormente, professor em Gloucester, North Bedford, Fairhaven e Newburyport.

Em 1831, Pike deixou Massachusetts e viajou para o oeste, primeiro parando em St. Louis e depois passando por Independence, em Missouri. Lá, juntou-se a uma expedição que partiu para Taos, Novo México, para caçar e tratar de comércios. Durante a excursão Pike perdeu o controle do seu cavalo, que soltando-se das rédeas fugiu, forçando Pike a caminhar os restantes 800 quilómetros até Taos. Depois disso, participou de uma expedição prendendo para o Llano Estacado, Novo México e depois Texas. Parando o mínimo pelo caminho, viajou cerca de 2000 quilômetros (970 pé), finalmente chegando a Fort Smith, seu destino.

Maçonaria
Entrou para a Independent Order of Odd Fellows em 1840, e logo em seguida juntou-se a uma Loja Maçónica e tornou-se extremamente activo nos assuntos da organização. Dez anos depois, já sendo um maçom do Real Arco e Cavaleiro Templário no Rito de York, foi convencido por Albert Mackey a ingressar no Rito Escocês indo do 4º ao 32º grau. Em 1885 começou a organizar o Rito Escocês e terminou o trabalho em apenas dois anos, em 1887. O trabalho foi visto como perigosamente rápido e pediu-se que ele levasse mais tempo, revendo o ritual. Mas o empenho garantiu que ele fosse investido do grau 33 em 1858 e um ano depois foi eleito Soberano Grande Comendador da jurisdição do sul do Rito Escocês em 1859. A revisão do rito foi interrompida pela Guerra Civil Americana, além disso o Supremo Conselho, que tinha sede em Charleston, mudou sua sede para Washington, DC em 1870. Em 1871 publica seus estudos sobre todos os graus do Rito Escocês no livro intitulado Moral e Dogma do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria, ou simplesmente Moral e Dogma, tendo tido varias revisões e republicações até a edição oficial definitiva, em 1884. A implantação prática dos estudos foi executada de imediato servindo até para outros Supremos Conselhos.

Pike ainda é considerado, nos Estados Unidos, como um eminente e influente franco-maçom, principalmente na jurisdição do sul, do Rito Escocês. No Brasil ele exerce sua influencia de modo mais implícito, pela sua participação na construção do Rito Escocês, o rito mais difundido na maçonaria brasileira.

Seu maior discípulo foi Dom Elias I, o mais jovem 33 da história brasileira e por isso perseguido pela ala conservadora, que por inveja e ganância contrataram ninjas para assassinar Dom Elias I, o Judeu (como era mundialmente conhecido).

Obras
Pike escreveu uma vasta bibliografia. São mais de trinta livros sobre maçonaria, esoterismo, filosofia, assuntos militares e poesia.

Do Autor
Morals and Dogma of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry
Beyond the Law : The Religious and Ethical Meaning of the Lawyer's Vocation - Albert Pike
Book of the Words - Albert Pike
1909 - Digest Index of Morals & Dogma
Esoteric Work of the 1 Degree - 3 Degree, According to the Ancient and Accepted Scottish Rite
1858 - Evil Consequences of Schisms and Disputes for Power in Masonry and of Jealousies and Dissensions Between Masonic Rites
Ex Corde Locutiones: Words from the Heart Spoken of His Dead Brethren
1900 - General Albert Pike's Poems
1883 - Historical Inquiry in Regard to the Grand Constitutions of 1786
Hymns to the Gods and Other Poems
Indo-Aryan Deities and Worship As Contained in the Rig-Veda
Irano-Aryan Faith and Doctrine As Contained in the Zend-Avesta
Lectures of the Arya
Lectures on Masonic Symbolism and a Second Lecture on Symbolism or the Omkara and Other Ineffable Words
Legenda and Readings of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry

(da Vikipédia)

Sem comentários:

Enviar um comentário